Marília destaca avanços nas obras do sistema de mobilidade e conquistas do transporte coletivo


Desde 2021, quando retornou ao governo municipal, a prefeita Marília Campos trabalhou incansavelmente para resolver os problemas herdados pela gestão anterior e promover avanços reais no projeto do novo Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). De lá para cá, diversas obras foram retomadas, muitas concluídas, e agora, Marília luta pela reeleição a fim de colocar em funcionamento um novo modelo de transporte público que vai beneficiar a população usuária do transporte coletivo.

Marília destaca que o transporte coletivo é uma prioridade para sua gestão, citando os avanços conquistados nos últimos anos, durante seu mandato. A atual prefeita vai concretizar os trabalhos e implementar o novo SIM, que conta com 26 grandes obras, sendo que 17 já foram concluídas, como as estações de transferência de passageiros, implantação e duplicação de viadutos, corredores de trânsito, entre outros.

“Conseguimos a renovação de frota em 22%, ou seja, 60 novos ônibus das linhas municipais. Conseguimos também ampliar 210 novas viagens. Retomamos todas as obras, estamos licitando o Terminal Sede, que será o principal. O sistema trará muitos ganhos para as pessoas, sobretudo porque o transporte será mais barato. Trabalhamos muito, temos compromisso, competência e determinação para realizar, assim como tivemos até aqui”.

Entenda os detalhes do SIM

O SIM representa a maior mudança de conceito na mobilidade de Contagem e tornará o transporte público mais eficiente, inteligente, ágil, seguro e econômico para todos os usuários. Com o novo sistema, a população poderá transitar por todas as oito regiões da cidade pagando apenas uma única passagem.

Estações

Etapa fundamental para a implantação do SIM, as dez estações foram implementadas ao longo das avenidas João César de Oliveira (sete), General David Sarnoff (duas) e LMG-808 (uma), compondo o Corredor Norte-Sul II e estão concluídas. Restam algumas intervenções viárias a serem feitas.

As estações 2, 3 e 4 - respectivamente em frente ao prédio da Receita Municipal, ao lado do viaduto Beatriz e próxima ao Hospital Municipal, vão passar por obras de adequação das pistas, a fim de nivelar a altura com as plataformas de embarque e desembarque de passageiros, para garantir a segurança dos usuários. Elas serão colocadas em operação quando todas as demais obras do sistema estiverem prontas para que o funcionamento seja eficiente.

Terminais

Os terminais que vão integrar o sistema são quatro: Ressaca, Petrolândia, Sede e Vargem das Flores. Os dois primeiros já estão prontos, enquanto o da Sede está em fase final de licitação. Ele vai contemplar a construção da estrutura e a requalificação da av. João César de Oliveira, no trecho do viaduto Beatriz até a estação 2 (Fórum). Lembrando que, atualmente, no local onde será construído o Terminal Vargem das Flores, está sendo feito o remanejamento de uma adutora em aço da Copasa, ação indispensável para viabilizar a obra.

O Terminal Ressaca fica na avenida Severino Ballesteros, ao lado do Parque Sarandi e em frente ao Shopping Contagem; o Petrolândia na Via Expressa, na divisa dos bairros Santa Helena e Petrolândia. O Terminal Vargem das Flores será construído na LMG-808, altura do bairro Darcy Ribeiro; e o Sede, na avenida João César de Oliveira, entre o viaduto Beatriz e o 18° Batalhão da Polícia Militar. Neste trecho, a avenida será deslocada para a direita, o que permitirá que as obras avancem sem alterações no trânsito. O novo traçado, que tem cerca de 300m, já está pronto.

Corredores de transporte

O SIM é composto ainda por três corredores: Norte-Sul, Leste-Oeste e Ressaca. O Corredor Norte-Sul tem 20 km de extensão e será o eixo de maior demanda de passageiros do novo sistema de transporte coletivo. Ele é composto por dois trechos distintos: o primeiro inicia-se no extremo norte, em Nova Contagem, passando pela avenida Maracanã, que está sendo implantada, e as avenidas Carmelita Drummond Diniz e Dilson de Oliveira, que serão totalmente requalificadas, até o início da avenida João César de Oliveira.

O segundo trecho começa na av. João César de Oliveira e termina na av. General. David Sarnoff, na Cidade Industrial. Toda a extensão do trecho terá características de BRT, com estações de transferência no canteiro central e faixa exclusiva. Neste corredor, ficará o Terminal Sede, que será o coração do sistema.

O Corredor Leste-Oeste tem 11 km de extensão, com faixa preferencial para ônibus à direita da via. Ligará as regionais Petrolândia e Ressaca e será composto por três vias principais: Via Expressa, av. Helena Vasconcelos Costa e av. Severino Ballesteros. Nas extremidades leste e oeste estão os terminais Ressaca e Petrolândia, respectivamente.

O Corredor Ressaca tem 9 km e é formado pelas avenidas Babita Camargos, Teleférico, João Gomes Cardoso e Severino Ballesteros Rodrigues, integrando as regiões Ressaca, Eldorado e Industrial.

Outras obras do SIM

O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) conta com diversas obras de mobilidade e vai muito além dos terminais e das estações. Dentre as intervenções, a ampliação de seis viadutos, a implantação de duas trincheiras e duas alças de retorno, além da avenida Maracanã e até a revitalização de praças, parques e plantio de 3.050 árvores.

Vale ressaltar que a Prefeitura de Contagem segue em negociação com o governo estadual para que as linhas metropolitanas, que representam 70% do transporte público que circula pela cidade, também estejam integradas ao novo sistema. “Minha prioridade é avançar nessa discussão, envolvendo o governo estadual, Belo Horizonte e demais municípios para que nosso transporte seja mais integrado e eficiente”, pontuou Marília.

Confira a lista de intervenções que compõem o SIM:

VIADUTOS
- Viaduto Ceasa - concluído
- Viaduto das Américas I - concluído
- Viaduto das Américas II - concluído
- Viaduto Petrolândia - concluído
- Complexo Viário Beatriz - concluído
- Viaduto Integração/Teleférico - em andamento

TERMINAIS E ESTAÇÕES
- Dez estações de transferência de passageiros - concluído
- Terminal Petrolândia - concluído
- Terminal Ressaca - concluído
- Terminal Vargem das Flores - a licitar
- Terminal Sede - em licitação

ALÇAS DE RETORNO
- Alça do parque Sarandi - concluído
- Alça da av. Babita Camargos - concluído

TRINCHEIRAS
- Trincheira da av. Gal. David Sarnoff - concluído
- Trincheira do Itaú - concluído

AVENIDAS E CORREDORES
- Av. Maracanã (implantação) - em andamento
- Av. Dilson de Oliveira e av. Carmelita Drumond (requalificação) - a licitar
- Corredor Leste-Oeste - concluído
- Corredor Norte Sul Trecho I - concluído
- Corredor Norte Sul Trecho II - em andamento
- Corredor Ressaca - em andamento
- Requalificação de vias para ônibus - concluído

PRAÇAS E PARQUES
- Espaço Popular Eldorado - praças Festa e Paz - concluído
- Espaço Popular Eldorado - praça Cívica (camelódromo) - a licitar
- Requalificação do parque Sarandi - em andamento
- Plantio de 3.050 árvores - concluído





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